Serão aceitos artigos de graduandos e pós-graduandos em História (mestrado e doutorado), bem como artigos produzidos por pesquisadores de quaisquer outras áreas que, de alguma forma, busquem um diálogo com a História.

Os artigos devem ser inéditos e precisam ter o seguinte padrão:

1) Texto em arquivo compatível com padrão MS Word para Windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com tabulação (2,5 cm) no início dos parágrafos, espaço 1,5 entre as linhas e página configurada como A4, com margens de 2,5 cm.

2) Os artigos deverão ter no mínimo 15 laudas e no máximo 25 laudas, e seu arquivo não poderá ultrapassar o tamanho de 10Mb.

3) Os artigos deverão ser redigidos somente em português.

4) Título, fonte 12, na primeira linha, centralizado, em negrito.

5) A identificação do(s) autor(es) deverá vir sob o título na terceira linha, direita, com letras maiúsculas apenas nas iniciais e, em nota de rodapé, sua titulação, vinculação institucional, e-mail e, quando houver, título das publicações mais recentes, no limite máximo de três menções.

6) Quando se tratar de material elaborado sob orientação, o nome e titulação do orientador.

7) Indicação da instituição que houver prestado apoio financeiro ou institucional à pesquisa de que tiver resultado o artigo, quando for o caso.

8) Resumo em português a três linhas do nome, justificado, com no máximo 10 linhas, espaço simples.

9) Abstract, com título, em inglês, do mesmo tamanho do resumo e no fim do texto, antes das notas.

10) Três palavras-chaves abaixo do resumo em português e três Key-words após o abstract.

11) Após as três palavras chaves, deixar uma linha de espaço para o início do texto.

12) As notas deverão vir numeradas ao final do texto, antes das referências.

13) Citações com mais de três linhas: 4 cm na margem esquerda, espaço simples, sem espaço entre os parágrafos. As citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas aos parágrafos.

14) O artigo recebido pela revista será examinado primeiramente pelo Comitê Editorial, que verificará o seu enquadramento nas “Normas para publicação”. Caso o resultado do exame seja positivo, o material será remetido a dois pareceristas ad hoc, não membros do Comitê Editorial. Caso os pareceristas divirjam quanto à conveniência da publicação com base em argumentos relativos à qualidade do material, um terceiro, agora sim, membro do Comitê Editorial, será consultado para desempate. Os autores serão notificados da aceitação ou não dos respectivos artigos. Durante o processo de avaliação dos artigos, será garantido o anonimato de autores e pareceristas. Estes, contudo, poderão autorizar o Comitê Editorial a revelar suas identidades a autores.

15) 60% dos artigos são destinados aos alunos do PPGHIS.

16) Até 40% dos artigos publicados em cada número da revista poderão ser destinados à publicação de trabalhos de pós-graduandos e outros Programas de Pós-graduação e graduandos do Departamento de História do IFCS/UFRJ.

17) Cada edição da revista cobrirá as três linhas de pesquisa do PPGHIS: Sociedade e Cultura, Sociedade e Economia, Sociedade e Política.

18) O número de artigos em cada revista será definido pelo Comitê Editorial.

19) São automaticamente cedidos à revista os direitos autorais sobre os originais. Os argumentos, conceitos e opiniões dos artigos são de única e exclusiva responsabilidade dos autores.

20) O autor deverá encaminhar uma cópia do artigo anexado à mensagem eletrônica. Em caso de arquivos protegidos, deverá ser enviada uma outra cópia sem identificação. Na mensagem eletrônica deverá constar o nome, endereço, telefone para contato, titulação, vínculo institucional e e-mail do autor.

21) Os artigos devem ser enviados ao Comitê Editorial da revista através do e-mail: revistadiscenteppghis@gmail.com.

22) As notas devem ser apenas de caráter explicativo e colocadas no fim do texto.

23) As menções a obras devem ser feitas no corpo do texto, entre parênteses, no seguinte formato: (SOBRENOME, Ano: Página).

Ex: (BLOCH, 1997: 22)

24) Nas referências bibliográficas devem constar apenas as obras efetivamente utilizadas. As referências deverão ser apresentadas em lista no final do artigo, após as notas, e em ordem alfabética por autor, conforme as normas da ABNT, Ex:

Referência de Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição. Cidade: Editora, ano.

Referência de capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. In: Título do Livro em itálico. Cidade: Editora, Ano. p. 0-0.

Referência de artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do períodico em itálico, Cidade de publicação, v., n., p. 0-0, mês abreviado. ano.

23) Os materiais enquadrados nas demais categorias serão publicados com periodicidade diferente da revista, podendo ser mais frequentes, e ficarão sob a responsabilidade executiva do Comitê Editorial, que decidirá sobre a sua adequação ao perfil da revista e a conveniência da publicação.

24) As resenhas deverão contemplar livros de interesse para o público da revista, não necessariamente inéditos. Devem ter entre 5 e 7 páginas, em arquivo compatível com padrão MS Word para Windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com tabulação (2,5 cm) no início dos parágrafos, espaço 1,5 entre as linhas e página configurada como A4, com margens de 2,5 cm.

As resenhas podem ser enviadas em dois formatos:

· Resenhas de um livro, analisando um lançamento, nacional ou estrangeiro. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual a obra pertence, introduzir a obra e apresentar uma apreciação crítica dela, mencionando seus pontos fortes, fracos e sua contribuição para a teoria e/ou a prática acadêmico-científica.

· Resenhas múltiplas, analisando duas a cinco obras. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual os livros pertencem e comentá-los brevemente, mencionando pontos de complementaridade e interfaces. Uma apreciação crítica geral é desejável.

25) As notas de pesquisa, informações sobre fontes, acervos, dissertações e teses defendidas, entrevistas e debates narrados e/ou transcritos, anúncios de eventos acadêmico-científicos devem ser apresentados em Times New Roman 12, num máximo de 2 páginas.

26) O Comitê Editorial se reserva o direito de efetuar pequenas alterações formais em qualquer material para adequá-lo ao perfil da revista. A publicação de material de qualquer categoria será feita de acordo com o planejamento editorial.

27) O envio de material para publicação em nossa revista significa, implicitamente, que o autor aceita as normas editoriais da revista.